quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Atendimento a ocorrências nas Polícias Civil e Militar - Parte II

Bem continuando a nossa analise referente a melhora no atendimento a ocorrências nas Polícias Civil e Militar temos a seguinte consideração:

O processo de atendimento necessita de recursos humanos ( soldados, oficiais, investigadores e delegados), tecnológicos ( sistema integrado de informações, rádio , internet)  e de estrutura ( viaturas, delegacias, presídios etc.).

Bem um dos gargalos facilmente observados neste processo é a falta de recursos humanos ou seja, pessoas. Portanto, uma maneira de otimizar os processos é colocar o maior contingente possível nas ruas. Não tem lógica a P.M. dar treinamento a soldados e depois colocá-los atrás de mesas exercendo funções administrativas como compras, manutenção dos  batalhões, manutenção da frota etc.

A P.M. deveria terceirizar estas operações administrativas e colocar os soldados nas funções nos quais os mesmos foram treinados. A mesma lógica vale aos oficiais. Devem ficar no campo estratégico, acompanhar melhor as operações militares.

Vemos às vezes 2 policiais parados na viatura “com motor ligado" (depois falamos nisto)  olhando o cenário, as ruas, os carros e muitas vezes atrás das viaturas “conversando pelo celular’.  
Uma sugestão simples e eficaz na melhoria no atendimento é a Blitz da PM em motos e veículos. Imagine o cenário: 
Se cada viatura da P.M. que está parada fizer 4 Blitz por hora, isto representa 32 blitz no dia, com um número simbólico de 1.000 viaturas estacionadas diariamente fazendo patrulhamento preventivo (parados) !!!!???? em São Paulo, esta conta resultaria 32.000 veículos e motos vistoriados por dia. 
Se também tivermos um número de 3% de apreensão deste veículos ou pessoas com “problemas”,  se eu não errei na conta poderíamos tirar da rua 960 veículos/ pessoas por dia.

Eu sei que para cada apreensão deve ser feita um Boletim de Ocorrência etc. etc. etc. mas não importa este número é representativo.
Se você gostou da minha sugestão compartilhe e leve para alguém da PM.

Um abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário