Tenho
participado de algumas reuniões com empresas que nao tem processo e estão
buscando consultoria para melhorar os processos destas empresas. Para a minha
surpresa a situação é crítica.
Primeiro: Alguns Sponsor (patrocinador) do
projeto normalmente não sabe o que quer. Então demanda para a área de compras
ou de projetos para buscarem empresas de consultoria.
As áreas saem em busca pela internet sem
saber o que estão buscando.
O
pior: marcam reuniões com as empresas, o “sponsor” não aparece, a maioria dos participantes
ficam no celular resolvendo problemas internos ou particulares, não prestam
atenção na apresentação e na explicação e pedem novamente que envie o material
de apresentação.
Em algumas empresas chega ao cúmulo do
participante sair no meio da reunião para resolver algo e quando volta não sabe
o que está fazendo nesta reunião.
Os participantes dizem que farão um
relatório. Mas honestamente não sei que relatório farão visto que nada foi
perguntado ou indagado.
Bem,
segue algumas dicas aos “sponsor” de projetos que buscam empresas de
consultoria para mapeamento e revisão dos processos.
Primeiro: definir quais parâmetros a
empresa de consultoria devem ter. Exemplos:
·
Quantos anos
de experiência no mercado de consultoria;
·
Quais os
diversos segmentos de atuação. (não pedir somente no mesmo segmento de atuação
para não correr o risco de ficar na mesmice, quando se tratar de sugestões de
melhorias)
·
Verificar
se a empresa possui uma metodologia própria.
·
Verificar
se a empresa tem software de apoio ao mapeamento e documentação de processos.
·
Verificar
de que maneira a empresa irá transmitir os conhecimentos para a empresa. Afinal
de contas você não irá querer ficar nas mãos deles a vida inteira, certo?
·
Se for
elaborar um relatório, o mesmo deve ser elaborado imediatamente ao termino da
reunião. Mesmo se for entregar no final de todas as apresentações. Criar um
check list.
Bem
é isto.
Um abraço
Nenhum comentário:
Postar um comentário